PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO APSV ADVOGADOS
O mundo é um só. Diferente, mas conectado.
Culturas, empresas e mercados são singulares.
Mas também são transversais e interdependentes.
Sentimos esses movimentos a todo o momento.
Acontecimentos locais têm cada vez mais impacto global.
Atuamos de maneira interligada, conectada e ágil.
Engajamos nosso time, clientes e parceiros em redes de negócios internacionais.
Promovemos troca de experiências, o comércio exterior e atraímos
investimentos que geram desenvolvimento e empregos.
Damos protagonismo às vantagens competitivas da nossa região
e promovemos negócios sustentáveis.
Somos Dinâmicos, Disruptivos, Globais.
Oferecemos inteligência jurídica crítica para romper fronteiras.
Conectamos, impactamos e também INTERAGIMOS.
Pensamos de forma global para promover impacto local.
Interact globally, Impact locally.
Nos últimos 25 anos nosso time tem participado das principais iniciativas ligadas à internacionalização da economia regional:
O APSV Advogados patrocina e participa da programação do Ceará Global 2022, o mais importante evento de internacionalização do estado do Ceará. O escritório ajudou a construir os painéis de economia do mar, atração de investimento estrangeiro e de elaboração de um canvas para os clusters de economia do mar, economia criativa e energias renováveis.
A equipe do APSV que já havia participado da edição de 2020 do Global Legal Hackathon, considerada a maior maratona de direito e tecnologia do mundo, se torna parceiro local desse movimento global, coordenando a organização do evento em Fortaleza.
O APSV Advogados participa da criação do Grupo de Trabalho de Tecnologia e Dados Globais da CBPCE, cujo objetivo é reunir os principais players deste ecossistema e fortalecer o protagonismo da cidade de Fortaleza enquanto Hub de Dados Globais. O GT conta com a participação da Angola Cables, EllaLink, CenturyLink, ETICE e a Prefeitura de Fortaleza.
O Banco Mundial divulgou estudo inédito contratado pelo Governo do Brasil, avaliando o desempenho das 27 capitais brasileiras. O APSV Advogados contribuiu com a elaboração do estudo no Ceará.
Em 2020, foi instalada a Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil Argentina no Ceará (CBACE). A Câmara teve sua instalação formalizada com a aprovação do estatuto e da primeira diretoria. Rômulo Alexandre, sócio do APSV Advogados, foi eleito foi eleito primeiro presidente da entidade.
O Guia de Infraestrutura do Ceará, publicação do Governo do Estado com execução do OPovo, tem um capítulo elaborado pelo APSV Advogados com enfoque nos principais aspectos jurídicos associados ao investimento nos setores de infraestrutura, em especial investimento externo direto – IED.
Em 2019, o sócio-diretor do APSV Rômulo Soares foi convidado pelo presidente da FIEC, Beto Studart, para assumir a presidência do Conselho de Relações Internacionais – CORIN da entidade.
Em 2017, após a entrada do Porto de Roterdã no Porto ro Pecém, o APSV Advogados apoia a implantação de uma sucursal da Bradutch no Ceará, e se torna articulador local das ações da Câmara no Ceará.
A área de negócios internacionais do APSV Advogados participa da criação do Ceará Global para promover o ambiente de internacionalização da economia do Ceará.
O APSV Advogados participa da elaboração do Guia de Investimentos da Região Metropolitana de Fortaleza, elaborando o capítulo sobre aspectos legais relacionados ao investimento na cidade de Fortaleza, Caucaia e São Gonçalo do Amarante e outras.
Desde 2015 o APSV Advogados faz parte da Câmara Americana de Comércio, a AMCHAM. A partir de 2020 nossa sócia Mariella Rocha é presidente do Comitê de Business Affairs. Mais recentemente, nosso Escritório, em sua nova sede, passou a receber eventos da AMCHAM.
Rômulo Alexandre, cofundador do APSV Advogados, assume a presidência da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Externo da ADECE e articula a criação do Ceará Global, o mais importante movimento de internacionalização da economia do Ceará. O APSV Advogados é um dos articuladores permanentes da iniciativa.
Uma equipe multidisciplinar do APSV Advogados participa da elaboração do Guia de Investimentos do Nordeste, elaborando o capítulo sobre aspectos legais relacionados ao investimento estrangeiro na região. O Guia de Investimentos, é uma iniciativa do Grupo OPovo de Comunicação.
O APSV Advogados participa da criação da ZPE do Pecém, a primeira estrutura dessa natureza em operação no Brasil. Várias empresas implantadas na ZPE são assessoradas pela firma.
Área de meio Ambiente do APSV Advogados participa da equipe Multidisciplinar que aprova a implantação da Companhia Siderúrgica do Pecém, maior investimento privado da história do Ceará.
O APSV Advogados participa da estruturação e fundação da Câmara Brasil Portugal no Ceará.Na atualidade, atua na CBPCE por meio de seus sócios-diretores Eugênio Vieira e Rômulo Alexandre Soares.
É criada a Comissão de Comércio Exterior do Ceará. O apoio jurídico para a formação dessa organização interinstitucional envolvendo várias instituições intervenientes em comercio exterior é prestado por integrantes do APSV Advogados.
O cofundador do APSV Advogados, Rômulo Soares, participa da estruturação de um bureau jurídico na FIEC voltado para negócios internacionais e se engaja no Trade Point Fortaleza, uma iniciativa da UNCTAD, com a cooperação nacional do MRE e local da FIEC. O Trade Point viria a ser, nos anos 90, a maior rede global para comércio exterior.
Promoção e apoio de eventos voltados à internacionalização.
Produção de conteúdo sobre o ambiente de negócios no Ceará e Nordeste.
Treinamentos em cultura negócios internacionais, investimento estrangeiro, comercio exterior e internacionalização de empresas da região.
Conexão entre players (investidores, entes públicos, empresas e hubs), engajados no mesmo propósito.
Engajamos nossos clientes e parceiros em experiências internacionais, por meio do time com vivência em comercio exterior, investimento estrangeiro direto e imigração.