ASPV na Mídia | Postado no dia: 22 outubro, 2024

Economia do Mar e Transição Energética

Rômulo Alexandre Soares, sócio do APSV e co-fundador do Instituto Winds for Future, participou da assinatura do memorando de entendimento entre o Fórum Oceano, a Secretaria de Turismo do Ceará e o Instituto Winds for Future. Essa parceria fortalece a cooperação em áreas como o turismo, esportes náuticos e a promoção da internacionalização do ecossistema da economia azul cearense.

“A economia do mar tem uma ligação direta com um problema global, que é a urgência na transição energética. O mundo precisa produzir energia limpa, e parte dessa energia está dentro do mar. E não tem como falar de transição energética no Brasil sem falar da experiência cearense. As energias renováveis, de certa forma, nos anos 90, começaram no Ceará. Foi aqui a primeira usina eólica, a primeira solar, e até mesmo em relação ao hidrogênio verde, também foi aqui mais recentemente. Então, para o nosso estado, esse setor é extremamente importante, porque a gente tem os recursos naturais para a transição energética global, mediante conservação e seu uso sustentável.”

O Fórum Oceano – Cluster da Economia do Mar, uma associação privada sem fins lucrativos com estatuto de Utilidade Pública, é responsável pela gestão e dinamização do Cluster do Mar Português. Reconhecido pelo Governo de Portugal como um Cluster de Competitividade e Internacionalização, o Fórum Oceano tem uma missão estratégica: fortalecer a cooperação entre diversos atores que atuam na economia do mar, incluindo empresas, centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico (IDT), instituições de ensino superior, órgãos da administração pública, entre outros.

O objetivo central dessa organização é promover a competitividade das cadeias de valor que têm o mar e os recursos marinhos como foco de suas atividades, abrangendo setores como transporte marítimo, turismo, pesca, esportes náuticos e energias renováveis. Ao estimular essas dinâmicas, o Fórum Oceano visa contribuir para o crescimento econômico sustentável, aumentar as exportações e fomentar o emprego. A entidade também busca ampliar a relevância da economia do mar no contexto da economia nacional portuguesa.

Neste contexto, o Fórum Oceano está cada vez mais engajado em parcerias internacionais. O evento aconteceu entre os dias 14 e 20 de outubro no Oeiras BlueTech Ocean Forum realizado pelo Forum Oceano de Portugal e teve como tema central Energias Limpas. Esta parceria é um marco para o fortalecimento da cooperação em áreas como turismo e esportes náuticos, além da internacionalização do ecossistema da economia azul do Ceará, um estado brasileiro de grande importância para as energias renováveis.